quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Teoria Dos Círculos Suspensos

Certa vez, conversando com um tatuador filipino, crescido no Canadá e que andava aqui por Porto Alegre, entre uma amenidade e outra, acabamos por cair em algo que me fez pensar muito. Ele já nos seus quase cinqüenta anos, eu com minha experiência de vida em fase inicial, mas já muito intensa, conversávamos sobre amizade, romances, convivências de todos os tipos entre as pessoas. Conversávamos como podemos estar por algum tempo tão próximos de alguém e com o passar de anos, ou mesmo de meses nos afastarmos por completo desta pessoa, mesmo que por ela ainda guardemos grande carinho?
Tentávamos entender por que após um período de tempo uma amizade, ou mesmo um namoro, um casamento, nós acabamos nos afastando de quem gostamos. Seguindo cada um seu curso de vida, buscando realizar suas experiências e traçar seu caminho.
Naquele momento não chegamos a conclusão alguma. Acho que existem conversas que nos servem para pensar e não para concluir e esta foi uma delas.
Todavia meus pensamentos sobre o assunto continuaram, pois algumas das pessoas mais maravilhosas que conheci, infelizmente, não estão mais próximos de mim. O carinho que sinto por muitas delas é o mesmo, todavia a vida e seu constante movimento acabaram nos pondo em caminhos distintos, levando a lugares longínquos, objetivos diversos ou mesmo fazendo-as com que partissem deste plano em que continuamos.
E das muitas coisas que me fizeram pensar em tal conversa, a que guardei comigo e que, de verdade, acredito fazer sentido é a “TEORIA DOS CÍRCULOS SUSPENSOS”, este nome certamente eu que dei, pois imaginando o que ele me contava foi assim que pude denomina-la e com vocês gostaria de compartilha-la.
Antes, todavia, vamos falar um pouco mais deste tal meu amigo e de como surgiu esta teoria Ele já com seus quase cinqüenta anos, viveu a infância nas Filipinas e com a transferência de seu pai para o Canadá cresceu e estudou por lá, onde cursou o que aqui seria a Faculdade de Artes Plásticas. Colocando uma linha do tempo, até este período de faculdade, já teríamos retrocedido mais ou menos trinta anos. Mas nesta conversa que fizemos, e a origem da “Teoria dos Círculos Suspensos”, ele atribui tal idéia a um professor dele, ou seja, mais algumas décadas de vivência.
Segundo este meu amigo tatuador, o professor dele foi Hippie, e ao melhor estilo do filme “Easy Rider - Sem destino” vivenciou toda lissergia dos anos 60, logo a teoria dele provavelmente veio de algum momento de profunda meditação, ou um momento muito louco mesmo.
Pois bem, a teoria dele é bem simples de ser imaginada e sem nenhum grande esforço podemos visualiza-la, mesmo sem a tal lissergia do professor que a inventou. Segundo o professor, e eu concordo ou pelo menos acho interessante de se pensar assim, cada um de nós (eu, você, seu melhor amigo, sua ex-esposa, etc) correspondemos a um Círculo, gravitando livremente em todos os sentidos e direções, com rotação própria e em todos os eixos. Assim vivemos, girando e gravitando, horas em um sentido, horas em uma direção, mas nunca estáticos. Bom, até aí acho que conseguiram imaginar.
Enquanto isso, cada círculo, correspondente a cada pessoa, gravita no mesmo plano que os demais círculos (as outras pessoas), próximos ou distantes, mas todos independentes com seus movimentos próprios em sentidos e direções próprias.
Destes movimentos é que surgem as relações, do exato momento em que um CÍRCULO toca no outro, assim eu conheci vocês. As relações acontecem no período que estes círculos gravitam juntos, congruentes, algumas vezes isso dura até partirmos de um plano para outro, outras vezes a passagem pode ser quase que imperceptível, rápida como se nem ocorresse ligação alguma e algumas vezes dura o tempo necessário para que estes círculos troquem a matéria necessária para continuar em suas evoluções. Enquanto estiverem girando no mesmo sentido e na mesma direção eles permanecerão unidos e assim uma pessoa estará próxima da outra. Todavia, os círculos continuam a gravitar e nada impede que eles sigam outras direções, outros sentidos, e com isso as pessoas acabam se afastando e seguindo seus caminhos. Assim esse círculo se ligará em outros e assim pessoas novas surgirão na sua vida e em algum momento partirão, como círculos suspensos, gravitando livremente.
Mas os círculos não são de uma matéria sólida. Cada círculo é feitos de energia, e quando um círculo congrue com o outro ele deixa marcas e trocam um pouco da sua matéria, fazendo com que mesmo depois que os círculos voltem a gravitar separados nunca mais sejam os mesmos, pois as marcas de nossas uniões (amigos, amores, desafetos, etc) são para sempre em nós mesmos e naqueles com quem convivemos.
Assim a “Teoria dos Círculos Suspensos” entrou na minha vida, fazendo com que pensasse muito sobre o início, a duração e o fim.


Rodolfo Waterloo M.

Um comentário:

  1. É verdade Brother, Se parar pra pensar que em outro plano as suas decisões foram diferentes, hoje voce não conheceria alguns grandes amigos, ou talvez nem estivesse vivo. Isso é estudado na física quantica e a idéia de universos paralelos infinitos.
    As vezes por um pequeno detalhe um inimigo poderia ser seu melhor amigo.
    Abraço do teu amigo Alemão!

    ResponderExcluir