terça-feira, 25 de agosto de 2009

Enxergando ou simplesmente olhando?

Antes de começar a escrever sobre propriamente o tema que pensei em escrever, gostaria de contextualizar dois episódios que aconteceram há pouco tempo para que possamos usar de introdução.
Episódio 1 - Encontrávamos numa festa dois amigos e eu, curtindo, dando risada, tomando nossa água. Quando vejo que uma garota que estava no círculo de pessoas imediatamente atrás de nós, começou a falar mal dos meus amigos e de mim para o rapaz que estava com ela. Chegou a ser engraçado, pois realmente chamamos atenção onde quer que estejamos, mas naquele momento estávamos no meio da festa, rindo e aproveitando, pouco ligando sobre os reflexos dos nossos treinos diários, no que pode se dizer ao nosso tamanho. Transcorrido algum tempo, aproveitei para dar uma olhada no público feminino que estava na direção deste casal, e vi que ela continuava a falar mal de nós, dos meus amigos e de mim, para o seu companheiro.
Eu pouco me importei e virei para outro lado onde outro grupo de gurias, que talvez não compartilhando com a opinião da que estava com o companheiro, estas sim, estavam nos olhando, como posso dizer? Com olhar de cobiça! (rsrs)
O fato de alguém falar mal de mim não mereceria uma linha sequer. Todavia, quando volto a atenção para meus camaradas, vejo que um deles viu os comentarias da tal garota, e ele ao contrário de mim, ficou ofendido e chateado com a situação. Ta certo que a intenção dele, a princípio, era ir e de uma forma mais incisiva partir para cima do casal para tirar satisfações da garota pelos comentários e do companheiro dela por deixar ela, repetidas vezes falar mais do que devia, mas ao mesmo tempo que esse ímpeto inicial foi passando, vi que meu amigo foi ficando mais triste do que brabo e com uma simples frase resumiu a sensação que tivemos: - Por que isso cara? Ela nem nos conhece para falar assim.

Episódio 2: Há muito tempo escrevo, talvez mais pensasse do que escrevesse e o objetivo deste Blog é justamente mudar isto, dar vazão aos meus pensamentos e escrever aquilo que sinto, penso, passo, imagino, invento, etc. Não sei como deve ser a aparência de um cara intelectual, mas acho que a minha, para algumas pessoas não é. Não que acredite que inteligência tenha cara, não mesmo, sou contra qualquer tipo de rotulação por estereótipo e acho até que se fossem me ver sem terno com uma roupa mais caseira, eu estaria quase no perfil lambrosiano. Todavia com meus escritos e com a publicação de alguns textos o comentário mais notório foi de surpresa! E é aí que passo a escrever sobre o título do texto.

Enxergando ou simplesmente olhando.
Histórias tão diferentes, mas com o mesmo sentido. Há todo momento estamos limitados ao que os nossos olhos nos trazem e a maneira que interpretamos estas informações.
Do dicionário: Enxergar – 1 ver, 2 entrever, 3 pressentir.
Olhar – Dirigir os olhos para.
Assim, se enxergar é ver e olhar é dirigir os olhos para alguma coisa, temo que não enxergamos mais o que nos rodeia, não enxergamos mais aqueles que passam por nós e tão pouco enxergamos a nós mesmos. Simplesmente olhamos, passamos os olhos, superficiais, com pressa, sem paciência capturando aquilo que os olhos passam e não mais vendo realmente o que cada um é ou o que cada coisa pode ser.
Gostaria de acreditar que não estamos assim, que ainda conseguimos captar “as essências” ou será que os contos Machadianos, com sua eterna luta entre “o ser” e “o parecer ser” ficaram esquecidos nos dias de hoje e para nós, homens e mulheres dos anos 2000 só nos restou o “parecer ser”. O tempo todo imagens nos são lançadas, conceitos nos são empurrados e acabamos aceitando tudo isso. Olhar alguém é diferente de ENXERGAR alguém, saber que uma pessoa não é só aquilo que ela aparenta ser, mas é sim sua essência, seu interior, sua vivência. Será que conseguimos fazer isso?
Confesso que não sou livre deste “pecado”, nem julgo quem não seja, pois infelizmente assim é que vivemos hoje em dia. Somos limitados, doutrinados a olhar sem enxergar, aceitando imagens sem conteúdo, rótulos que não nos dizem o que trazem nos seus interiores. Tarefa árdua tentar mudar isso, mas não podemos nos limitar, é preciso sim enxergar! Obrigar os nossos olhos a serem mais do que meros observadores. Fazer com que eles como “janelas da alma” que são, se portem como tais!
Por que será que é tão difícil não julgar? Por que será que é tão difícil conhecer realmente antes de tirarmos conclusões? Por que olhar é tão mais fácil que enxergar?
Eu tentarei, me permitirei, farei o possível para ver através do que simplesmente se olha.
Quero de uma forma verdadeira enxergar o mundo!
E você?

2 comentários:

  1. E se a tua verdadeira forma de enxergar o mundo seja um simples olhar?
    Nossos olhares nos guiam para somente o que nos cabe. Mas e o que nos cabe?
    Isto é uma construção formada e adquirida. Não se pode julgar o passado e nem o presente, mas o futuro.. Talvez o blog ajude a enxergar com outros olhares o que para nós é uma escuridão.

    ResponderExcluir
  2. Tu é bom nas palavras cara, hehe, os Ogros também tem sentimentos.

    Uma coisa que aprendi com um amigo foi buscar não julgar as pessoas e os seus atos, principalmente sem conhecelas. Tento buscar isso no meu dia a dia, por mais difícil que seja.

    Moramos em um país que foi construido pelo preconceito e se não fosse ele talvez tivessemos a melhor qualidade de vida do mundo, pois o melhor país nós ja temos.

    ResponderExcluir